(47) 3348-6335

GLICOSE

Comentários:

Soro: a presença de um dos critérios abaixo (retirados da American Diabetes Association) e sua confirmação num dia subseqüente indica o diagnóstico de diabetes melito: 1) Sintomas de diabetes melito com glicemia independente do jejum maior ou igual a 200 mg/dl. 2) Glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dl. 3) Glicemia maior que 200 mg/dl durante teste de tolerância a glicose com 75g de glicose dissolvida em água. Pacientes com glicemia de jejum entre 110 e 125 mg/dl são classificados como portadores de glicemia de jejum prejudicada. Leucocitose, hemólise e glicólise em amostras submetidas ao calor podem determinar hipoglicemia espúria.

Líquido ascítico: níveis baixos de glicose ocorrem nas peritonites bacteriana espontânea, bacteriana

secundária, tuberculosa e carcinomatose peritoneal.

Líquido pleural: níveis de glicose abaixo de 60 mg/dl ou 50% dos valores séricos ocorrem no derrame parapneumônico, empiema, colagenoses, tuberculose pleural e derrames malignos.

Líquido sinovial: nos derrames articulares inflamatórios e infecciosos níveis de glicose inferiores a 50% dos valores plasmáticos são encontrados.

Líquor: níveis elevados podem ser encontrados na hiperglicemia plasmática. Hipoglicorraquia ocorre na hipoglicemia plasmática, meningites e hemorragia subaracnóidea. Razão glicose líquor/sangue abaixo de 0,4 tem sensibilidade de 85% e especificidade de 96% no diagnóstico da meningite bacteriana.

Amostra:

Soro ou Plasma (Fluoreto) - Líquor - Líq. Ascítico - Líq. Pleural - Líq. Sinovial.

Preparo:

Jejumde 12 horas para a coleta do sangue.

Prazo:

2 dias úteis.

Desenvolvido por Aqui Cursos e Sites